A eleição do ANDES-SN tem uma importância estratégica nos rumos da luta pela universidade pública no Brasil. O sindicato, que possui seções em universidades federais, estaduais, autarquias municipais e outras instituições de ensino superior do país, tem um papel decisivo nos rumos da mobilização de professoras(es). Por esta razão, interessa aos estudantes em luta que o ANDES se fortaleça, consolidando a aliança entre os segmentos que desenvolvem a luta nas universidades.
Mais uma vez, a eleição do ANDES decidirá se o rumo adotado será o da autonomia e independência sindical, ou um posicionamento adesista em relação ao atual governo, que não reflita sobre as contradições que marcam a gestão pró-empresarial do MEC por Camilo Santana, a própria estratégia de conciliação de classes e as consequências que ela traz para a fragilização da educação pública.
O Ecoar apoia a Chapa 1 – Ousadia pra Sonhar, Coragem pra Lutar, por entender que ela incorpora em seu programa, e na trajetória de seus componentes/apoiadores, a defesa da autonomia do sindicato frente aos governos e ao capital, reunindo a força política necessária para manter o ANDES como um instrumento de luta independente e dos trabalhadores(as).
Nestas eleições, a chapa 1 é a principal ferramenta disponível para impedirmos a vitória no sindicato de forças políticas – hoje representadas pela chapa 3 – que anos atrás trabalharam para dividir o ANDES, criando um sindicato paralelo vinculado aos interesses do governo de ocasião. Para as lutas que estão em curso, é necessário reafirmar um sindicato autônomo, que tenha compromisso efetivo com a sua base, e que não espere pela autorização dos governos para lutar. Consideramos que a vitória da chapa 1 contribui para que o sindicato mantenha este perfil.
Defendendo que o posicionamento do ANDES em relação aos governos (federal e estaduais) não seja adesista, além dos companheiros(as) da Chapa 1, estão também aqueles(as) que compõem a Chapa 2. Embora não tenha sido possível uma composição unitária entre essas chapas, consideramos importante no decorrer da eleição compreender que a disputa central do processo se dá em relação ao posicionamento adesista da terceira chapa.
Na esperança de termos o ANDES-SN como um aliado na defesa da educação pública, gratuita e de qualidade, declaramos o apoio do Ecoar à Chapa 1 na eleição que ocorrerá nos dias 10 e 11 de Maio. Seguiremos nas trincheiras com todas as companheiras(os) que compartilham estes valores, materializando a aliança entre os movimentos sindical e estudantil, necessária para avançarmos em nossas reivindicações.
Coordenação Nacional do Ecoar